SUBMETA SEU TRABALHO

Submeta seu trabalho na área do participante.

Submeta seu trabalho
PERÍODO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos para anais serão submetidos na sua área de participante até a data:

11 de março de 2025
MÓDULO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos poderão ser enviados nas modalidades:

Comunicação Oral (CO) e Pôster (PO)

CONHEÇA NOSSAS ÁREAS TEMÁTICAS

As áreas temáticas foram pensadas para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área! Verifique as ementas e escolha a que mais se adequa ao seu trabalho!

Apresentar elementos relacionados à formação inicial e continuada de professores e seus marcos legais. Debater sobre os currículos dos cursos de formação. Discutir os diferentes saberes, as práticas e o papel dos programas de ensino, pesquisa e extensão na formação dos professores. Apresentar as reflexões sobre identidade e profissionalização docente.
Evidenciar o contexto político-educacional contemporâneo da Didática, evidenciando a ação docente. Analisar as dimensões do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação educacional. Refletir sobre as políticas de currículo. Compreender o currículo como cultura, poder e ética.
Discutir os estudos sobre a História da Educação; Ensino de História; Historiografia; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições; Cultura e práticas escolares.
Compreender os estudos das áreas do conhecimento da Sociologia, Filosofia e da Psicologia e a interface com a Educação. O ensino e a prática docente.
Analisar as relações entre os sujeitos e os processos educativos no contexto social e político. Compreender as questões que envolvem os movimentos de diferentes campos, tais como: Educação Popular, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e diversas formas de expressão - Mulheres, Negros, Homossexuais, Jovens - ressaltando o caráter identitário e o direito ao exercício da cidadania. Discutir as possibilidades didático-pedagógicas dos processos educativos, para seu fortalecimento.

XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Modelo Teste)

Fazer educação a partir das margens: compromissos formativos